terça-feira, 26 de maio de 2009

Economia fraca + Violência = ?

Esta é minha superficial opinião sobre a explosiva mistura do título do post.


Historicamente os períodos de pós-guerra são acompanhados de forte crescimento econômico. A explicação é relativamente simples: os países ficam em frangalhos e gastam rios de dinheiro para se reconstruirem. Desta forma geram empregos e fazem a economia girar de forma dinâmica e eficaz, movidos inclusive pelo fator emocional envolvido nas perdas sentimentais e materiais.

O problema é que para isto acontecer alguns países precisam passar por um período de irracional violência, quase sempre movido por motivos econômicos ou religiosos estupidamente cegos. Ou seja, precisam alcançar o fundo do poço para só depois colher algum fruto.

Acompanhando diariamente nos últimos meses as notícias da saúde financeira da Europa e Japão, que estão no pior momento desde o fim da segunda guerra, me pergunto: E se algum líder lunático achar que isto é motivo para mais uma grande guerra? E para aumentar esta sensação, vem este tal de Kim Jong-il e começa a testar armas nucleares contra tudo e contra todos.

Para nós brasileiros só resta torcer para que nossas gigantescas reservas de petróleo não sejam desculpa para que um eventual conflito respingue por aqui.

Um comentário:

@Glaucialim disse...

o Brasil atende a todos os itens citados exceto o da guerra, mas não se preocupe, pois o ilustre presidente já está providenciando - a .
Ótimo post e mais uma vez , mto atual!