domingo, 24 de agosto de 2008

9 Trilhões de dólares

Este é o valor estimado das novas reservas de petróleo encontradas pela Petrobras, na cotação de hoje do barril.
Alguém aí sabe o que são 9 Trilhões de dólares? Vou citar alguns números para ajudar a situar.
O PIB americano (a soma de tudo que aquele país produz em um ano) é algo em torno de US$14 Trilhões, e o do Brasil é pouco mais de US$1 Trilhão.
Uma das empresas com o maior valor de mercado atualmente no mundo é a ExxonMobil. Ela vale cerca de meio trilhão de dólares. Ou seja, as novas reservas brasileiras de petróleo poderiam comprar uma das maiores empresas do mundo 18 vezes!!

Bom, agora que todo mundo já tem uma noção do volume de dinheiro estamos falando, vamos começar a imaginar as possibilidades. Já imaginou se nosso país fosse governado por pessoas descentes, com todo esse dinheiro na mão? Mas aí você vai dizer: mas o dinheiro não está na mão, são reservas estimadas que consumirão uma fortuna para serem retiradas a mais de 5 mil metros de profundidade no mar. Pois é, eu concordo, não é tão simples assim.
Mas vamos pegar um exemplo recente de um brasileiro que transformou reservas minerais estimadas em alguns bilhões de dólares. Estou falado do Eike Batista, que em sua última tacada comprou áreas de exploração de petróleo, montou uma empresa e vendeu parte de seu capital na bolsa de valores por 5 bilhões de Reais. Isto sem ter sequer feito pesquisa nas áreas que arrecadou no leilão. As reservas foram estimadas pelo próprio governo antes de leiloar. Entendeu? Eike vendeu um pedaço de uma empresa que nunca produziu uma gota de petróleo por 5 bilhões.
Salvas todas as proporções, se houvesse real interesse por parte do sócio majoritário da Petrobras (o Governo) em resolver todos os problemas de dinheiro deste país, bastava fazer uma negociação adiantando a venda das reservas; ou montar uma nova empresa que seria dona das novas áreas e vender no mercado internacional. Se conseguir uns 30% do valor total das reservas, vendendo parte desta empresa, estamos falando de 3 Trilhões de dólares no caixa!! Claro e evidente que isto não aconteceria de uma só vez, nem para um investidor apenas. Mas se alguém quisesse realmente montar um plano de ação e fazer dinheiro com isso, o país acabava com qualquer problema de dinheiro em um curto espaço de tempo. Seríamos uma nova Dubai, hehehe !!



Já imaginou a economia totalmente saneada, sem nossa doentia dívida interna, sem fome, sem deficiência em infra-estrutura, com uma educação eficiente?? Em 20 anos o mundo se ajoelharia aos nossos pés!! Que China que nada, que EUA. Poderíamos voltar a chamar "Estados Unidos do Brasil" (só para ficar mais imponente) e seríamos uma potência indiscutível.


Pois é, mas vamos parar de sonhar. Todos nós sabemos que o Brasil não tem cultura histórica política necessária para tal tarefa. Em Brasília só tem gente preocupada com o próprio nariz. E mesmo se conseguissem colocar tal plano em ação, roubariam tanto que o dinheiro acabaria e nada seria feito.

Deixa o petróleo lá, descansando em paz. Bom, Isto se um dia o mundo não resolver entrar em guerra pelo cada vez mais precioso óleo escuro. Pois neste caso seríamos presas fáceis.

4 comentários:

Christofer Magalhães Castro disse...

Xiiiii, agora eu fiquei com medo dos americanos! Eles irão falar que estamos enriquecendo urânio para fazer armas nucleares!!

@Glaucialim disse...

Excelente texto Over ,exemplifica muito bem o quão "a pé " nós estamos, e pensar que , "eles" nos representam ... É lamentável ! Só o investimento na educação de base me bastava ... é interessante como seu post é mais atual do que nunca !

Rodrigo Lamim disse...

Verdade, não tinha reparado como o assunto está atual. Já se passaram quase 2 anos.

Obrigado pelo comentário Gáucia!

Rodrigo Lamim disse...

Verdade, não tinha reparado como o assunto está atual. Já se passaram quase 2 anos.

Obrigado pelo comentário Gáucia!